5 Dicas para Gestão de Confecções

28 de março de 2023

A gestão de uma confecção pode ser desafiadora e requer habilidades específicas para garantir o sucesso do negócio. 

Com tantas variáveis envolvidas, desde a produção de peças até a gestão financeira e de recursos humanos, é fundamental que o gestor tenha conhecimento e habilidades para lidar com esses desafios. 

Pensando nisso, em parceria com a Ecofinanças, preparamos este post com 5 dicas essenciais para a gestão de confecções.

Se você é dono de uma confecção ou trabalha nesse ramo, continue lendo e confira nossas dicas!

1. Tenha o controle em suas mãos: controle seu fluxo de caixa!

O acompanhamento diário das entradas e saídas do caixa da sua empresa é essencial para entender como vai o financeiro da sua empresa. Para esse acompanhamento, existe o fluxo de caixa, uma ferramenta que além de trazer uma visualização da situação atual financeira é fundamental prevenindo prejuízos e propiciando observar oportunidades de crescimento.

 

Tendo o fluxo de caixa controlado, você poderá calcular quanto capital tem disponível para investimentos, aplicações e projetar cortes de gastos desnecessários e acúmulos de estoque.

 

2. De olho em tudo que sai do seu caixa: fique atento aos gastos desnecessários.

Para expandir e melhorar o seu negócio é preciso antes, de organização e planejamento. Entre coisas que pesam o seu orçamento, muitas vezes gastos desnecessários podem estar comprometendo o seu crescimento. Esses gastos podem advir de mal planejamento ou até mesmo despesas que passam despercebidos pelos seus cálculos. 

 

Por isso um financeiro especializado é essencial para perceber gastos que estão sugando o lucro da sua empresa e para evitar endividamentos.

3. Gerencie todos os dados: acompanhe os indicadores financeiros (KPIS)

 

A análise dos dados de desempenho baseada em KPIs influencia diretamente o sucesso e desempenho da sua gestão financeira. Eles trazem um diagnóstico completo do seu faturamento, lucro e custos, possibilitando prever e contornar possíveis dificuldades financeiros. Além disso, esses indicadores são a chave para o controle de uma boa gestão.

 

4. Planejamento: faça um orçamento anual!

 

O orçamento é uma ferramenta que possibilita traçar metas e objetivos anuais e fazer com que eles possam tornar-se realidade. A partir dele você poderá entender quais as melhores estratégias e decisões deve tomar no caminho da sua empresa para potencializar seu crescimento. Entender o momento de vida da sua empresa e alinhar objetivos compatíveis com este também será primordial para a aplicação dessa ferramenta.

 

5. Dê valor às suas peças: precifique corretamente!

 

Primeiramente, é necessário descartar a ideia de que há uma fórmula engessada para precificar suas peças e produtos. Todos os gastos para a produção das peças e manutenção dos serviços devem ser levados em consideração na hora de montar o preço. A pesquisa de mercado e o entendimento da margem de lucro também são pontos importantes para a estratégia de precificação correta.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco na caixa de perguntas que abrimos no Instagram que te responderemos por lá!

 

Até mais!