Always On: Conexão o Tempo Todo a Todo Tempo

14 de abril de 2023

A transformação é uma tendência que todos os setores econômicos enfrentam, seja no ecossistema têxtil (indústrias, confecções e varejo), metalmecânica, agronegócio, bens e serviços e outros. E por que dessa tendência? Claro, avanços tecnológicos, sem dúvidas, são claros fatores de transformação. Mas, gostaria de levar a atenção para a velocidade com que o consumidor está assumindo o controle da jornada de compra, desafiando a lógica tradicional dos negócios e exigindo uma experiência mais conectada, contínua, relevante e principalmente, transparente com as marcas.

 

Muito mais que uma tendência, a transformação pode ser encarada como um movimento. Precisa-se entender a necessidade de evoluir nos negócios, até porque, os seus concorrentes estão neste exato momento tendo a mesma conversa que você. E como fica o seu marketing nesta história? É o que veremos aqui! Vamos explorar as transformações do ambiente de marketing digital decorrentes das inovações tecnológicas que nos levam ao cenário atual: conectividade!

 

O poder hoje está na mão do consumidor. Mas, se analisarmos historicamente, na década de 1970 o poder já estava na mão do consumidor, quando o controle remoto de tv foi inventado, permitindo que com apenas um dedo o usuário/consumidor mudasse de canal, editando assim, a mídia a sua maneira. Em outras palavras, tendo o poder de decisão do que desejaria assistir.

 

De lá para cá avançamos muito no cenário digital: criou-se o computador, impressora, internet, telefone celular, gps... Permitindo uma conexão o tempo todo a todo tempo. Somos a geração do Always On, ou, Sempre Conectados. 

 

Hoje, o consumidor tem ainda mais poder para atuar, escolher, opinar, criar, influenciar e consumir de acordo com a sua vontade. Conforme as tecnologias digitais passam a permear cada vez mais as atividades humanas, mais influência o digital passa a ter no marketing. 

 

Segundo o relatório Global Ad Spend Forecast, em 2017, a publicidade na internet ultrapassou a publicidade na televisão, para se tornar o maior meio de publicidade no mundo. Nesse sentido, o investimento em redes sociais, vídeos, influenciadores digitais, mídias pagas e performance passam a ser uma parte bastante significativa para investimento de marketing.

Quer um exemplo? O vídeo The 4th Screen (A Quarta Tela), elaborado pela Nokia, mostra de um jeito muito interessante o impacto do surgimento das quatro telas que mudaram a vida humana nos últimos 100 anos: o cinema, a televisão, o computador e o celular. Confira:

 

https://www.youtube.com/embed/ue3xt1lkklA

 

A quarta tela, dos dispositivos móveis, nos liberta dos cabos e fios para interagir em qualquer lugar, em qualquer tempo, com mobilidade. Hoje, o acesso à informação está na palma da mão, e isso muda a dinâmica da comunicação: o consumidor tem presença ativa em meio às marcas. Com isso, o marketing digital passa a ser um ingrediente importante a ser considerado em todo tipo de estratégia. Vivemos a era da Web 2.0, onde a internet é utilizada como plataforma para todo tipo de interação: blogs, vídeos, fotos, chats, rede social, etc. Muito em breve, com a chegada da Web 3.0, que trará avanços com inteligência artificial e aprendizado de máquina, seremos levados para uma era de comunicação onde um dos principais protagonistas serão as redes sociais.

 

O vídeo Transformação Digital 2019 mostra alguns aspectos dessa transformação e do impacto que as redes sociais têm causado:

 

https://www.youtube.com/embed/6k_G_h41ZaQ

 

Importante refletir: 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. Os principais sites de redes sociais no mundo hoje são Facebook, Instagram, Whatsapp, Linkedin, Pinterest, Twitter, Youtube, TikTok e Telegram. 

 

No Brasil, segundo pesquisas recentes, 8 em cada 10 brasileiros online acessam algum tipo de rede social. A adoção dessa ferramenta na cultura tem sido tão grande que se tornou uma das formas mais importantes de mídia para o marketing. O futuro é móvel. Clientes e consumidores se manifestam em tempo real sobre uma marca/serviço/produto/empresa. É uma oportunidade de se relacionar com o consumidor em tempo real, com agilidade e transparência. Como fazer isso? Confira a seguir 9 dicas fáceis para você adotar na estratégia de marketing das suas redes sociais:

 

1. Saber com o que o seu público-alvo se identifica e criar conteúdos relevantes, que ele vá gostar de ler, assistir ou ouvir;

2. Permitir que os usuários possam fazer comentários em sua página e se relacionar com sua marca (lembre-se de sempre retornar, mesmo que seja só com uma curtida);

3. Fomentar um ambiente aberto e amigável, construir uma comunidade em torno de sua marca;

4. Entregar informações verdadeiras sobre seu produto/serviço (foque no diferencial);

5. Entreter (mantenha seu cliente engajado com sua marca);

6. Levar atualizações em tempo real (lançamento de uma nova linha, um novo produto);

7. Informar quanto a ações de promoção ou desconto (trabalhe o calendário de varejo);

8. Promover um evento (live de vendas, lançamentos, chegada de novidades, tendências);

9. Ter promotores da sua marca, falando positivamente dela no meio digital (influenciadores).

 

Lembre-se que a tecnologia impacta sensivelmente as estratégias a serem aplicadas nas redes sociais, constantemente surgem novas formas de se relacionar. A tecnologia segue sendo a base das grandes transformações, e para você seguir fortalecendo o seu negócio, não pode deixar de acompanhar estas mudanças e aplicar em seu negócio. Confie em você e vá em frente!

 

 

Karin Hellen Froehlich