16 de junho de 2023
por Karin Hellen Froehlich
Tudo o que envolve produção, distribuição, consumo de roupas e acessórios de maneira social e ambientalmente responsável entra no conceito de moda sustentável. Globalmente fala-se cada vez mais sobre este tema, especialmente pelo impacto ambiental que a indústria da moda possui, agindo através da conscientização da indústria e dos consumidores sobre suas escolhas.
Anualmente a consultoria McKinsey lança o relatório “The State of Fasion” (“O Estado da Moda”, em tradução livre), que traz análises e insights sobre as principais tendências e desafios enfrentados pela indústria da moda, incluindo a moda sustentável. Segundo o relatório, o mercado de moda sustentável pode crescer até 20% ao ano, o que indica um potencial de transformação no setor.
Já vemos no mercado movimentação de diversas marcas que estão optando por fibras orgânicas como algodão e cânhamo, além de materiais reciclados como poliéster, reduzindo o impacto ambiental da indústria têxtil. No Brasil, a marca Osklen tem aliado ética e estética na formação do novo luxo. Já a Adidas lançou o End Plastic Waste, com diversas iniciativas para um processo de produção mais sustentável, assim como a Nike em sua jornada para zero emissão de carbono e desperdício.
Embora ainda haja desafios, existem na cadeia de fornecimento nacional iniciativas promissoras quanto a moda sustentável, como o algodão orgânico. Além disso, existem fornecedores locais de matéria-prima sustentável, como o couro de peixe proveniente da indústria pesqueira. O Senai Cetiqt, parceiro Texplay, através da inovação e tecnologia, trabalha no desenvolvimento de novas fibras para a indústria têxtil, como tecidos feitos a partir da fibra de bananeira.
Um excelente exemplo do progresso da moda sustentável no cenário global é crescimento em vendas por produtos mais sustentáveis de 66% entre 2013 e 2018, enquanto as vendas de moda convencional cresceram apenas 3% no mesmo período, segundo a consultoria Nielsen.
Assim como as marcas, os consumidores também estão mais conscientes quanto suas escolhas e preocupados com a sustentabilidade no planeta em que vivem. Com adoção de práticas sustentáveis conseguiremos construir uma sociedade mais sensível às questões ambientais, com isso impulsionar mudanças e desencadear ações que inspiram, influenciam e educam todas as partes interessadas. Confira algumas ações práticas e simples para promover um mercado de moda mais sustentável:
Essas são apenas algumas ações práticas, mas ainda há tantas outras para explorar e promover a moda sustentável. A conscientização e a colaboração entre o ecossistema têxtil (indústrias, confeccionistas e consumidores) são fundamentais para impulsionar a transformação do mercado de moda rumo a práticas mais responsáveis.