Tendências e coolhunting: acompanhando as mudanças de comportamento e consumo para se manter relevan

22 de maio de 2023

A palavra "tendências" parece estar sempre vinculada ao universo da moda, mas se usada de forma estratégica pode definir o futuro do seu negócio, produto ou marca. Tendência nada mais é do que uma inovação que será adotada pela maioria das pessoas, porém não necessariamente algo que nunca existiu, mas sim algo que é percebido como novidade pelos indivíduos. Pode ser uma mudança no estilo e no gosto das pessoas, novas ideias ou novos conhecimentos. São comportamentos que estão em movimento, em mudança, seja em ascensão ou declínio. A necessidade de pertencimento e mudança de contexto costumam afetar a disseminação das tendências, resultando em novos comportamentos e necessidades de consumo. 

 

Por trás de uma grande tendência, existe um imenso estudo de mercado para saber o que cada geração está consumindo, como estão se comportando e o que desperta interesse em cada pessoa. Saber identificar esses movimentos não só é crucial para o lançamento de novos produtos, mas também para identificar quais os melhores meios de venda, estratégias de comunicação e táticas de engajamento. Identificar e analisar tendências pode ser definido como coolhunting, termo bem difundido no universo da moda e do marketing.

O coolhunting pode ser aplicado por empresas de moda, para identificar quais serão os próximos desejos de consumo da sociedade. Mas pesquisar não é apenas descrever o observado, mas sim compreender o cenário e a razão de ser dele, adiantando-se às futuras mudanças. Coolhunting é sobre observar sim, mas mais do que isso - ligar os pontos, identificar padrões e recorrências e analisar o que faz sentido para sua marca ou não.

 

O profissional que faz coolhunting é o coolhunter, que através de habilidades e métodos, realiza o trabalho de identificar previsões de tendências. Esse trabalho poderá ser feito sozinho ou em conjunto com empresas focadas em tendências (muitas delas oferecem consultorias personalizadas ou relatórios de tendências), que se utilizam do conhecimento coletivo de pessoas de vários lugares do mundo para obterem o maior número de informações necessárias para essa pesquisa. O coolhunter precisa compreender o que chamamos de ZEITGEIST (significa, em suma, o "espírito do tempo”, ou o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo). Para alcançar o objetivo de prever o modo de vida do futuro, o coolhunter precisa de ferramentas e metodologias para organizar as ideias, mas também precisa ter intuição, sensibilidade, capacidade de organização e perfil analítico para sintetizar o conhecimento de muitos fatores e resumir em uma simples visão de futuro. 

 

Colocando dessa forma, parece algo muito distante da realidade de empresas de pequeno e médio porte, não é mesmo? Mas qualquer pessoa com essas características e habilidades (e também com um mínimo de conhecimento de metodologia) poderá exercer o papel de coolhunter na sua empresa. Assista ao episódio a série “Aprenda a analisar tendências de moda e aplicá-las estrategicamente nas suas coleções.” da TexPlay  que estará em breve disponível, para entender quais metodologias podem ser aplicadas na pesquisa de tendências para saber identificar as mudanças de consumo que impactam o seu negócio.